Thunder of sound
  Todos os Canais 19/11/2017

Meta Contábil
Educação (Santo André) - Santo André recebe selo ‘Município Livre do Analfabetismo’.
Cadastrada em: 17/06/2014 02:45:00
Santo André recebe selo ‘Município Livre do Analfabetismo’.
17394

Certificação é concedida pelo MEC às cidades que alcançam meta de 97,6% da população alfabetizada

Santo André, 16 de junho de 2014 – Santo André recebeu na última semana o selo Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo MEC (Ministério da Educação) a todas as cidades que alcançaram a meta de 97,6% da população com mais de 15 anos alfabetizada. O resultado reflete o esforço do município em combater o analfabetismo ampliando o atendimento nas ações voltadas para a Educação de jovens e adultos.

“Para alcançar este número, não foi um passe de mágica, mas o resultado do esforço coletivo de muitos anos”, destaca o secretário de Educação, Gilmar Silvério. O titular da Pasta lembra que em Santo André a EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi implementada como política pública na primeira gestão do prefeito Celso Daniel – entre 89 e 92 –, com a criação do Departamento de Educação de Jovens e Adultos e a chegada do Mova (Movimento de Alfabetização), que envolveu sindicatos e outros movimentos populares na busca da superação do analfabetismo.

Em 2013, no entanto, as ações voltadas para incentivar a conclusão do ensino fundamental por quem interrompeu os estudos foram alvos de campanhas bem sucedidas para a ampliação do atendimento e combate à evasão. Vale destacar a campanha Voltar a Estudar. É Agora, na qual uma equipe de agentes espalhados por várias regiões da cidade, abordou a população com alerta sobre a importância de voltar a estudar e apresentando as opções de salas de aula em cada bairro da cidade.

Para combater o problema da evasão, a secretaria de Educação criou a campanha Ninguém a Menos, inspirada no filme ChinêsNenhum a Menos. A narrativa, exibida para os professores e educadores, conta a história de uma professora substituta em uma escola rural da China que é incumbida de, além de ensinar os alunos, não permitir o abandono de um único estudante, tarefa a qual ela persegue com determinação até o final. “Este empenho em evitar a evasão mostrado no filme foi um exemplo para o trabalho realizado pelos profissionais na sala de aula e nas comunidades”, destaca Silvério.

As ações para o fortalecimento da alfabetização no município continuam ainda com a incorporação das discussões sobre o trabalho e a qualificação profissional, que estão resultando na implementação da EJA-FIC (Formação Inicial e Continuada) que a partir do segundo semestre vai oferecer cursos que integram elevação de escolaridade com a qualificação profissional. Além da ampliação do número de salas do Brasil Alfabetizado com intensificação do atendimento dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Atualmente, cerca de 600 pessoas estão inscritas no programa e a meta da secretaria é chegar a mil alunos. No ano passado foram atendidas 618 mil pessoas no Brasil Alfabetizado.

Nas salas de EJA I (1º ano ao 5 º ano) foram atendidos, no ano passado, 1.657 alunos. Em 2014, estão sendo atendidas 1.386 alunos nesta etapa do curso. Com relação ao EJA II, voltado aos estudantes do 6º ano até o 9º ano, em 2013 foram atendidas 4.638 pessoas. Neste ano, até o momento, foram atendidas 2.797 pessoas. Vale lembrar que o EJA II é um curso semestral, por isso, estão sendo considerados apenas os números do primeiro semestre.

 
Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André
Notícia cadastrada por: gustavo
Essa notícia foi visualizada por 85 internautas.
Imprimir
Entre em contato
Enviar para um amigo
Compartilhar:
http://www.facebook.com
http://www.twitter.com
http://www.orkut.com.br
http://games.pgabc.com
Nome
E-mail
Estado
Cidade
Comentário


Voltar

Categorias
Educação ( 456 )
Saúde ( 299 )
Lazer e Cultura ( 922 )
Esportes ( 2172 )
Cidade ( 7169 )
Política ( 638 )
Veículos ( 152 )
Acontecimentos ( 4081 )
ABC ( 7 )
Nutrição e Saúde ( 184 )
Portal Empregos ( 73 )
Release ( 75 )
Imprensa Ana Stoppa ( 316 )
Comendo e Bebendo ( 1 )
Hebrom Facilitys ( 16 )
Copa do Mundo 2014 ( 29 )
Portal Planeta Saudável ( 15 )
Due Assessoria de Imprensa ( 8 )
Neosono Odonto&Sono ( 5 )
teste ( 1 )
Publicidade
Thunder lateral
Publicidade
Intec
Publicidade
Áquario de São Paulo Receitas da tia Cleide Portalzinho lateral Ademar Guerra Jornal Portal do Grande ABC
Jornal do Portal
JUNHO DE 2016
Versão digital e gratuita. Leia!
Assine Nosso Feed
Enquete

Estamos de cara nova! O que você achou do novo Portal?

Rápido e fácil de navegar

Ainda pode melhorar

Boa ferramenta de pesquisa

Está atendendo às expectativas

Usuarios

Visitas: 535 Online

Serviços

O Portal que faz a diferença



Copyright 2005 - 2011 Portal do Grande ABC- Todos os Direitos Reservados