Ana Stoppa - Topo
  Todos os Canais 25/04/2018

Realize - Marcas e Patentes
Saúde (Brasil) - MAUÁ: Programa Mais Médicos reorganiza o cuidar na saúde na rede municipal.
Cadastrada em: 25/06/2014 07:50:58
MAUÁ: Programa Mais Médicos reorganiza o cuidar na saúde na rede municipal.
17422

Mauá conta atualmente com 47 profissionais do Mais Médicos, o que possibilitou a complementação e ampliação das Equipes de Saúde da Família e viabilizou cobertura de 75% da população.

Em menos de um ano após o seu lançamento o Programa Mais Médicos superou sua meta inicial em distribuição de profissionais médicos em todo o país e se consolida como programa essencial para organização dos cuidados em saúde. A constatação aconteceu durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, que ocorreu na manhã desta terça-feira (24) em São Bernardo do Campo.

O evento foi uma realização do Ministério da Saúde em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro; do prefeito de Mauá, Donisete Braga; do presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; além de deputados federais e estaduais, secretários municipais e vereadores da região do ABC.

O objetivo do seminário, que está acontecendo em diversos pontos do país, é fazer um balanço e mostrar os impactos do programa na oferta de atendimento em saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi traçada uma cronologia da implantação do programa, desde a solicitação feita pelos prefeitos ao Governo Federal para que tomasse iniciativa para enfrentar a falta de profissionais médicos, passando pela estruturação do programa, até as medidas que ainda estão acontecendo e que alteram a formação do profissional médico com ampliação das vagas para graduação e residência médica e qualificação da infraestrutura da rede de Atenção Básica.

“Estamos suprindo não apenas a necessidade imediata de profissionais, mas fazendo um investimento estruturante no Sistema Nacional de Saúde,” afirmou Arthur Chioro, ministro da Saúde, ao explicar que “temos 27 mil unidades de saúde em reforma ou construção, conseguimos mudar a grade curricular da formação médica e também iremos mudar a forma de pagamento dos profissionais,” completou.

Uma das grandes apostas do Programa Mais Médicos é o aumento dos cursos de medicina e para tanto está em andamento o processo de licenciamento para novas faculdades. Na região do ABC Mauá e São Bernardo do Campo já passaram por vistoria técnica do Ministério da Educação e aguardam publicação de edital com o resultado final das cidades habilitadas.

“Estamos em processo de discussão com parceiros credenciados pelo Ministério da Saúde e também já oferecemos espaços públicos para que possamos receber o curso de medicina. Além disso, temos a residência médica no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, o qual pretendemos transformar em hospital escola. Esse modelo configura um sistema que vai qualificar o atendimento em saúde no município,” afirmou o prefeito Donisete Braga.

Mauá conta atualmente com 47 profissionais do Programa Mais Médicos, o que possibilitou a complementação e ampliação das Equipes de Saúde da Família e viabilizou  uma cobertura de 75% da população.

 
Fonte: Redação Portal do Grande ABC
Notícia cadastrada por: gustavo
Essa notícia foi visualizada por 148 internautas.
Imprimir
Entre em contato
Enviar para um amigo
Compartilhar:
http://www.facebook.com
http://www.twitter.com
http://www.orkut.com.br
http://games.pgabc.com
Nome
E-mail
Estado
Cidade
Comentário


Voltar

Categorias
Educação ( 456 )
Saúde ( 299 )
Lazer e Cultura ( 922 )
Esportes ( 2172 )
Cidade ( 7166 )
Política ( 638 )
Veículos ( 152 )
Acontecimentos ( 4080 )
ABC ( 7 )
Nutrição e Saúde ( 184 )
Portal Empregos ( 73 )
Release ( 93 )
Imprensa Ana Stoppa ( 316 )
Comendo e Bebendo ( 1 )
Hebrom Facilitys ( 16 )
Copa do Mundo 2014 ( 29 )
Portal Planeta Saudável ( 15 )
Due Assessoria de Imprensa ( 8 )
Neosono Odonto&Sono ( 5 )
teste ( 1 )
Meta Contábil Assessoria ( 7 )
Desentupidora Destak ( 17 )
Publicidade
Intec
Publicidade
Thunder lateral
Publicidade
Ademar Guerra Portalzinho lateral Áquario de São Paulo Jornal Portal do Grande ABC Receitas da tia Cleide
Jornal do Portal
JUNHO DE 2016
Versão digital e gratuita. Leia!
Assine Nosso Feed
Enquete

Estamos de cara nova! O que você achou do novo Portal?

Rápido e fácil de navegar

Ainda pode melhorar

Boa ferramenta de pesquisa

Está atendendo às expectativas

Usuarios

Visitas: 522 Online

Serviços

O Portal que faz a diferença



Copyright 2005 - 2011 Portal do Grande ABC- Todos os Direitos Reservados