Ana Stoppa - Topo
  Todos os Canais 23/11/2017

Intec Network
Imprensa Ana Stoppa (Santo André) - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: FAZ BEM FAZER O BEM. Escritora infantil "Ana Stoppa", se destaca com projeto de incentivo à leitura.
Cadastrada em: 13/04/2017 15:24:49
DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: FAZ BEM FAZER O BEM. Escritora infantil "Ana Stoppa", se destaca com projeto de incentivo à leitura.
17679

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: FAZ BEM FAZER O BEM

Escritora infantil se destaca com projeto de incentivo à leitura

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi instituída em homenagem a Monteiro Lobato, autor conhecido por importantes obras infantis e personagens que marcaram a infância de várias gerações. A data é lembrada em todo o País para divulgar os benefícios da leitura para o desenvolvimento das crianças.

Para a escritora infantil, Ana Stoppa, estimular o hábito da leitura entre as crianças é um objetivo nobre. Segundo a psicologia moderna, seres humanos agem por condicionamento a partir de estímulos. “Se queremos crianças leitoras, a leitura precisa virar hábito. E para esse hábito não virar apenas uma obrigação, é necessário estímulos que tornem a leitura prazerosa e benéfica para elas”, afirmou Ana Stoppa, que também é ambientalista e ativista cultural.

A autora começou a escrever aos 13 anos, mas apenas em 2012 passou a se dedicar à literatura infantil. De lá para cá publicou 12 obras infantis e infantojuvenis: “Lelé O Navegador dos Sonhos”“Rafael o Ursinho Guloso”“Oração dos Bichos”“Estela a Pata Bela”“ Fada Verbena a  Protetora da Natureza”, “A Fada Mirabela e o Sapo Guaracy”, “O Rio Que Era Doce” (infantojuvenil, sobre a tragédia de Mariana-MG); Cristal A Corujinha Cantora”“Descomplicando a Segurança” (escrito para o CPTran, com foco na educação no trânsito para crianças), “Caó O Cavalinho de Um Olho Só”,  (janeiro9/2017) Cacau o Cachorrinho Legal (inclusão social) e “O Ronrom do Bombom”, este dois últimos lançados neste mês de abril. Ainda há previsão de lançamento de mais obras para este ano, porém para o segundo semestre:  “Aninha A Embaixatriz das Fadas”, “A Fada Soraia e Todas As Cores da Natureza”, “Tem Gente de Todo Jeito” (inclusão social).

Ana Stoppa leva a sério esta sua missão, tanto que já tem outros 10 mil exemplares reservados para doação em 2017. Os livros são de sua autoria (com ilustrações de Roney Bunn), Editora Mundo Criar/RJ e a impressão é bancada por recursos próprios. Profissionalmente, Ana atua como advogada e está Diretora de Ação Social (2016-2018) na OAB de Santo André/SP. Desde 2012 até o mês em curso foram distribuídos cerca de 43 mil livros infantis, no Brasil, Itália, Portugal, Angola e Moçambique. Uma das condições para o estabelecimento de ensino interessado em receber as doações é o estudo das obras e a entrega dos livros em mãos, quando a autora se faz presente. As doações priorizam escolas municipais e estaduais situadas na periferia das cidades, onde existam projetos continuados para incentivar a leitura. A autora já totaliza 85 escolas visitadas desde abril 2012, quando iniciou o projeto.

Projeto de incentivo à leitura

A escritora também é ambientalista e autora do projeto voluntário de incentivo à leitura denominado "Projeto Primavera Plante, o Planeta Agradece!". Neste projeto, além do plantio de árvores, consignação de medalhas e diplomas de honra ao mérito, tanto os educadores como os alunos selecionados pelos respectivos estabelecimentos de ensino, com a participação de textos nas categorias redação e poesia, todos com foco no meio ambiente, recebem  ainda a  doação de um livro. Iniciado em 2012 com estudantes de Mauá/ SP, no ano seguinte também Ribeirão Pires/SP. Em 2016 participaram estudantes de Mauá, Santo André, Ribeirão Pires, Cuiabá/MT e Rolândia/PR.

Ambos os projetos têm se firmado graças à participação de educadores, mediadores escolares, assistentes pedagógicos e voluntários, que abraçam com a autora este poder de transformação que se busca através da educação.

A VI Edição do Projeto Primavera será lançada no dia 18 de abril na EMEIF Luiz Real, São Martinho, Rolândia/PR.

 
Fonte: Redação Portal do Grande ABC
Notícia cadastrada por: gustavo
Essa notícia foi visualizada por 98 internautas.
Imprimir
Entre em contato
Enviar para um amigo
Compartilhar:
http://www.facebook.com
http://www.twitter.com
http://www.orkut.com.br
http://games.pgabc.com
Nome
E-mail
Estado
Cidade
Comentário


Voltar

Categorias
Educação ( 456 )
Saúde ( 299 )
Lazer e Cultura ( 922 )
Esportes ( 2172 )
Cidade ( 7169 )
Política ( 638 )
Veículos ( 152 )
Acontecimentos ( 4081 )
ABC ( 7 )
Nutrição e Saúde ( 184 )
Portal Empregos ( 73 )
Release ( 75 )
Imprensa Ana Stoppa ( 316 )
Comendo e Bebendo ( 1 )
Hebrom Facilitys ( 16 )
Copa do Mundo 2014 ( 29 )
Portal Planeta Saudável ( 15 )
Due Assessoria de Imprensa ( 8 )
Neosono Odonto&Sono ( 5 )
teste ( 1 )
Publicidade
Ana Stoppa - Lateral
Publicidade
SexFenix
Publicidade
Áquario de São Paulo Receitas da tia Cleide Jornal Portal do Grande ABC Ademar Guerra Portalzinho lateral
Jornal do Portal
JUNHO DE 2016
Versão digital e gratuita. Leia!
Assine Nosso Feed
Enquete

Estamos de cara nova! O que você achou do novo Portal?

Rápido e fácil de navegar

Ainda pode melhorar

Boa ferramenta de pesquisa

Está atendendo às expectativas

Usuarios

Visitas: 521 Online

Serviços

O Portal que faz a diferença



Copyright 2005 - 2011 Portal do Grande ABC- Todos os Direitos Reservados