Thunder of sound
  Todos os Canais 23/11/2017

Intec Network
Lazer e Cultura (Santo André) - Clube do Balanço e Nuno Mindelis encerram o ‘14º Festival de Inverno de Paranapiacaba’.
Cadastrada em: 22/07/2014 07:32:14
Clube do Balanço e Nuno Mindelis encerram o ‘14º Festival de Inverno de Paranapiacaba’.
17492

Skafandro Orquestra e Maria De La Riva também estão entre as atrações do Festival, que conta com intervenções artísticas e circuito gastronômico, entre outros atrativos

Santo André, 21 de julho de 2014 – Apesar do frio, um público de cerca de 30 mil pessoas marcou presença no primeiro fim de semana do Festival de Inverno de Paranapiacaba, que contou apresentações de Simoninha, Mônica Salmaso e André Mehmari, Duofel e Romero Lubambo Trio. Outros atrativos, como a Praça de Alimentação no Viradouro, a feira de produtos elaborados com cambuci no antigo Mercado e as intervenções artísticas pelas ruas também agradaram quem esteve na Vila ferroviária. De acordo com a Polícia Militar, não houve registro de ocorrência nos dois dias. “Este primeiro final de semana superou as nossas expectativas, tanto que os empreendedores locais elogiaram bastante, além da organização do evento, o público que esteve presente. Isso sem falar nos shows realizados que foram de ótima qualidade”, afirmou o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, na noite do domingo.

Entre os visitantes, Maurício Salgado, 43 anos, técnico de futebol, morador do Brooklin, em São Paulo, esteve no evento, no domingo, em companhia da esposa. “O clima e a paisagem deste lugar são muito bons. Esta é a primeira vez que a gente vem, mas esperamos voltar nas próximas edições. Gostamos bastante do traslado feito entre o estacionamento e a Vila, o que facilitou bastante pra quem veio para o Festival”, afirmou. E, no próximo fim de semana, a programação continua com shows de Clube do Balanço, Mariana Aydar, Nuno Mindelis e Marina De La Riva, entre outros. A programação, gratuita, começará sempre a partir das 12h. Para os shows do Clube União Lyra Serrano os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada atração na bilheteria do clube.

O grupo Quindim, formado pelas cantoras Luisa Maita, Patrícia Talem e Carla Casarim, abrem a programação do sábado (26) às 13h, no Palco do Mercado. No Clube União Lyra Serrano, onde acontecem as atrações do Sesc, que neste ano homenageia os 100 anos de nascimento do baiano Dorival Caymmi, se apresentarão o cantor Carlinhos Antunes e o Quinteto Mundano, com a Suíte do Pescador, às 14h30, e o coletivo Aláfia, que acrescentará ao repertório de Caymmi uma roupagem elétrica, ao explorar o ritmo da canção popular afrobrasileira, às 18h. O Clube do Balanço promete agitar o público com show às 16h, no palco do Mercado. As bandas da região também têm espaço na programação. No sábado, apresentam-se, no palco da Rua Direita, Paulo Toth and the Lady’s Blues Band, às 14h, e a banda Sir Rock, às 17h. Já na Rua Fox, a atração itinerante será a Groove na Chapa Brass Band.

No domingo (27), a programação musical tem início às 13h, com show da cantora Mariana Aydar no palco do Mercado, que recebe, às 16h, o guitarrista Nuno Mindelis, um dos grandes nomes do blues nacional. Ainda neste dia, as atrações do Clube Lyra Serrano serão a Skafandro Orquestra, com o show Especial Caymmi, às 14h30, e Marina De La Riva que também canta Caymmi, às 18h. No palco da Rua Direita, as atrações regionais serão a banda Los Breacos, às 14h, e o Locomo Trio, às 17h. A Rua Fox contará com a apresentação itinerante com o Duo Hobos, às 15h e 18h.

OUTRAS ATRAÇÕES - Além dos melhores nomes da música popular brasileira, o público que for a Paranapiacaba nos dias do festival será contemplado com uma série de outras atrações. No domingo (27), haverá a encenação da lenda urbana local, sobre o Véu da Noiva. Segundo a lenda, a neblina característica de Paranapiacaba teve origem com a história de uma noiva, filha de operário, que foi deixada pelo noivo, filho do engenheiro-chefe, no altar na hora do casamento. Depois do ocorrido, ela saiu correndo pela Vila e se atirou de um dos viadutos da ferrovia. Desde então, conforme a lenda, à tarde, a neblina, que representaria o véu da noiva, cobre a Vila. A apresentação será na Antiga Padaria (Rua Schnoor, 405), às 10h. O espaço abriga durante o festival o Polo Noivas, com exposição de fotografias, vestidos e trajes para festas, além de sarau para os noivos que estiverem no local, com o intuito de proporcionar à população a junção do clássico mundo das noivas e festas ao Festival. A iniciativa da organização Rua das Noivas do Grande ABC, que conta com mais de 30 lojistas do setor Noivas e Eventos, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Outra atração será a instalação Em campo – Monumento Sonoro ao Campo da Vila de Paranapiacaba, construída pelo Sesc, em exposição atualmente na unidade Santo André, que recria em maquete o campo de futebol da Vila – segundo alguns pesquisadores, trata-se do primeiro gramado com as medidas oficiais em todo o País. E o público que estiver ao redor da instalação poderá ouvir em fones de ouvido a narração de uma antiga partida fictícia de futebol.

O Roteiro “Cidade Invisível”, proporcionará aos visitantes uma imersão no universo lúdico do imaginário de Paranapiacaba. Em uma caminhada pelas ruas históricas da Vila Ferroviária, os monitores contarão 12 lendas que, de geração em geração, se perpetuaram na estória através da oralidade.

Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres levará para a Vila dois serviços: O “Se liga na Parada”, campanha sócioeducativa para jovens com oficinas, rodas de conversas, distribuição de informativos e preservativos, grafite; E o programa “Gênero, Saúde e Meio Ambiente, desenvolvido em parceria com a Universidade Metodista e a Faculdade de Medicina do ABC, com campanhas de prevenção sócioeducativas de promoção da equidade de gênero, à saúde, e combate à violência contra a Mulher.

ESTRUTURA - Nos dias do festival, a Vila conta com uma estrutura especial para receber o público. Assim como na edição do ano passado, os organizadores privilegiaram o patrimônio local. Para tanto, alguns dos serviços foram instalados nos imóveis já existentes. Na hora de comer, além dos bares e restaurantes locais que contam com pratos e bebidas típicas da estação, foi montada uma praça de alimentação com barracas no espaço do Viradouro. No local, funciona uma edição especial do Festival Sabores de Rua, no qual restaurantes oferecem pratos especiais aos frequentadores. O público tem como opção ainda a Casa Gourmet Adria, uma verdadeira cantina italiana, instalada na Avenida Rodrigues Alves, 470, próximo ao Antigo Mercado, que durante o festival abriga a feira de produtos de cambuci produzidos pelos moradores da Vila. A estrutura conta ainda com geradores de energia, sistema de som, iluminação, sanitários químicos, além de serviços de segurança e saúde.

O acesso à Vila nos dias do festival é restrito. Moradores, hóspedes e pessoal que trabalha no evento têm acesso pela estrada da Parte Baixa. O estacionamento funcionará na Estrada SP-122, de onde partem ônibus que levarão o público até a Parte Alta da Vila e o retorno ao estacionamento. O serviço custará R$ 25,00. Para quem preferir transporte público, é possível ir de trem até a estação Rio Grande da Serra (Linha Turquesa da CPTM), de onde partirão ônibus até a Parte Alta da Vila. Outra possibilidade é pegar o ônibus da linha 040, que parte do Terminal Rodoviário de Santo André e seguir até a Parte Alta da Vila.

O 14º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc e a Indústria Solvay Indupa, com promoção da Rádio Eldorado FM. Mais informações estarão disponíveis em breve no site:http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/festival-de-inverno.

SERVIÇO:

14º Festival de Inverno de Paranapiacaba

Atrações musicais, intervenções artísticas pelas vias da Vila e outras atrações.

Data: 26 e 27 de julho, a partir das 12h.

Local: Diversos espaços da Parte Baixa da Vila

Grátis

Para os shows do Clube União Lyra-Serrano os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do clube.

Hot-site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/festival-de-inverno

 
Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André
Notícia cadastrada por: gustavo
Essa notícia foi visualizada por 75 internautas.
Imprimir
Entre em contato
Enviar para um amigo
Compartilhar:
http://www.facebook.com
http://www.twitter.com
http://www.orkut.com.br
http://games.pgabc.com
Nome
E-mail
Estado
Cidade
Comentário


Voltar

Categorias
Educação ( 456 )
Saúde ( 299 )
Lazer e Cultura ( 922 )
Esportes ( 2172 )
Cidade ( 7169 )
Política ( 638 )
Veículos ( 152 )
Acontecimentos ( 4081 )
ABC ( 7 )
Nutrição e Saúde ( 184 )
Portal Empregos ( 73 )
Release ( 75 )
Imprensa Ana Stoppa ( 316 )
Comendo e Bebendo ( 1 )
Hebrom Facilitys ( 16 )
Copa do Mundo 2014 ( 29 )
Portal Planeta Saudável ( 15 )
Due Assessoria de Imprensa ( 8 )
Neosono Odonto&Sono ( 5 )
teste ( 1 )
Publicidade
Ana Stoppa - Lateral
Publicidade
Home Angels
Publicidade
Áquario de São Paulo Jornal Portal do Grande ABC Receitas da tia Cleide Ademar Guerra Portalzinho lateral
Jornal do Portal
JUNHO DE 2016
Versão digital e gratuita. Leia!
Assine Nosso Feed
Enquete

Estamos de cara nova! O que você achou do novo Portal?

Rápido e fácil de navegar

Ainda pode melhorar

Boa ferramenta de pesquisa

Está atendendo às expectativas

Usuarios

Visitas: 528 Online

Serviços

O Portal que faz a diferença



Copyright 2005 - 2011 Portal do Grande ABC- Todos os Direitos Reservados